Green Blue Red

Informações sobre Domínio


O que é o registro.br ?

O registro.br é o orgão oficial que registra os domínios no Brasil, fundada pela Fapesp (fundação de Amparo à Pesquisa do Estados de São Paulo) do qual seu site oficial é www.fapesp.br

O que significa domínio ?
Domínio é um nome que serve para identificar e localizar um site ou computador na Internet. Se você quiser acessar o Google, ao invés de digitar http://www.google.com.br você digita o número do PROTOCOLO DE INTERNET (IP) http://64.233.163.104, pronto! O acesso ao site do Google tornou-se mais rápido. Por que aconteceu isso? Simplesmente, porque não precisou de passar por um servidor de DNS para substituir o endereço de IP: 64.233.163.104 pelo nome de domínio: google.com.br.

No início da Internet todos os sites eram acessados através desta seqüência de números: 64.233.163.104, esta seqüência de números é denominado IP (Internet Protocol). Já imaginou como seria difícil guardar estas seqüências de números cada vez que se quisesse acessar um site ? Então para facilitar, foi criado o domínio Ex: www.ligminas.com.br. que esta ligado diretamente a um endereço IP. Domínio é a atribuição de nomes que facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de  tudo que se deseje achar na rede. Então, para registrar um domínio é necessário 02 servidores de DNS devidamente configurados e ativos.

Por que preciso registrar meu domínio no Registro .br ?
Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet;
Todos os domínios na Internet com extensão .BR são registrados, exclusivamente, no Registro .br.

Eu preciso de um provedor para registrar um domínio ?
O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor, caso você não tenha infra-estrutura própria. Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.

Para que servem os servidores DNS ?
O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

Não possuo servidores DNS, o que devo fazer ?
Se você não possui infra-estrutura própria, procure os serviços de um provedor de hospedagem ou de um Provedor de Serviços certificado pelo Registro.br.

Verifiquei que um domínio não está sendo utilizado, posso registrá-lo ?
Para caracterizar que um domínio está sendo utilizado, não existe a necessidade que o mesmo possua páginas web; um domínio pode ser registrado somente para utilização com fins de correio eletrônico. Nenhum domínio que já esteja registrado, poderá ser solicitado. Somente podem ser registrados domínios cuja pesquisa resultar em "Domínio disponível para registro".